Post Top Ad

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Você sabe o que é e como funciona a edição de livros? - Por Cirlene Ferreira





Antes de contratar um serviço editorial é preciso saber como funciona o processo de edição 

A Edição, ou processo de materializar as ideias de autores (as), transformando-as em livros, é composta por várias etapas: seleção de material (texto original); revisão do próprio autor; preparação de texto; primeira revisão profissional; segunda revisão profissional; terceira revisão profissional; e última revisão do autor; diagramação; projeto gráfico; produção gráfica para impressão.

Preparação de texto: é a etapa no processo de edição em que a (o) profissional lê o original, retira os erros mais grosseiros, confere a separação de capítulos, confere os subtítulos, verifica se a continuidade do texto (ou história) está correta e com sentido (coerente), coloca travessões quando o autor não sabe fazer travessões, confere a paragrafação, confere a numeração de páginas. Algumas preparadoras (es) cuidam também da colocação das notas de rodapé – algumas editoras encarregam os diagramadores desta tarefa. Nós aconselhamos que as notas de rodapé sejam adicionadas pelos diagramadores.

Revisão Profissional. Revisão de texto é a etapa onde a (o) revisora (or) profissional retira os erros gramaticais, ortográficos, frases repetidas, vícios de linguagem, faz sugestões de termos mais adequados ao contexto das frases ou do tema do livro, faz exclusão de trechos, termos. Pode acontecer de um original exigir mais de duas etapas de Revisão Profissional (1 etapa de revisão implica em 2 leituras). Livros muito complexos normalmente exigem mais de duas etapas de Revisão Profissional. Alguns podem exigir até três, quatro ou mais revisões para limpar (excluir) totalmente os erros. Eliminar todos os erros de um livro, literalmente falando, só é possível após várias etapas de revisão de texto. Além da complexidade do conteúdo, outro fator que torna obrigatório a aplicação de várias revisões é o NÃO DOMÍNIO das regras da língua portuguesa pelo autor (a).

Copidesque. Devido à falta de domínio da língua portuguesa por parte do autor (a), da dificuldade de alguns/algumas de colocar suas ideias no papel, devido até mesmo à falta de tempo de organizar suas ideias, acontece de autoras e autores se confundirem na hora de escrever sua história. E, por isto, muitas vezes, é necessário que a (o) revisora (or) profissional aplique o Copidesque no original (livro). Nesta etapa (Revisão), todas as frases confusas, sem sentido e incoerentes são reescritas (sem alterar o sentido e intenção do autor) e substituídas por frases mais claras. Palavras e termos também podem ser substituídos por outros mais adequados ao contexto (do livro). Isto acontece apenas para acrescentar maior qualidade ao texto, aperfeiçoando e melhorando o que foi escrito.

Atenção! 

É preciso repetir e deixar claro que: 

1 - Para que um original (livro/texto) fique totalmente limpo (livre) de erros ortográficos e gramaticais, de vícios de linguagem, erros de pontuação, erros de paragrafação, é necessária mais de uma de 1 etapa de revisão de texto (1 etapa de revisão corresponde a 2 leituras). Pode acontecer de um original exigir mais de duas ou três etapas de revisão profissional. Livros muito complexos normalmente exigem mais de duas etapas de revisão profissional. Alguns podem exigir quatro ou mais etapas para que a grande maioria dos erros seja eliminada. Além da complexidade do conteúdo, o fato de a autora ou autor Não Dominar as regras da língua portuguesa faz com que seja obrigatória a aplicação de várias revisões.

 2 - Para que o livro tenha qualidade é preciso que ele passe pela etapa de preparação de texto antes de chegar na etapa de revisão de texto. Caso o livro não tenha passado pela preparação, podemos fazer a preparação e depois a revisão (são serviços diferentes com preços diferentes).

 3 - Quando notamos que o livro contém muitas frases, trechos e passagens confusas, orientamos a autora/o autor a contratar o serviço de copidesque.

4 - Caso o (a) autor (a) queira submeter seu livro a uma etapa de revisão de texto profissional sem que este tenha sido preparado antes (por um profissional), sem que este tenha sido revisado antes (por profissional),  ele (a) deve estar ciente de que uma etapa de revisão de texto (que implica em 2 leituras) retira o máximo possível de erros, mas não todos os erros.

5 - Dificilmente uma única revisora (revisor) conseguirá realizar o trabalho de deixar o seu livro perfeito com apenas uma etapa de revisão. Principalmente quando o livro não passou sequer por nenhum profissional de preparação de texto.
Vejam os livros publicados pelas editoras. As editoras possuem revisoras que trabalham internamente e mesmo assim contratam revisoras (es) freelancers porque muitos livros precisam de mais de duas etapas de revisão e podem precisar de várias etapas. Elas também contratam freelancers quando a demanda aumenta muito. As editoras enviam o livro para uma revisora. A revisora revisa e devolve o livro para a editora. A editora recebe o livro e depois envia para outra revisora que vai retirar os erros que passaram/restaram na revisão anterior. A revisora revisa e devolve para a editora. Se o editor (a) considerar que o livro ainda precisa de outra revisão, ele (a) envia para uma outra revisora que vai retirar os erros que passaram/restaram na revisão anterior, e assim por diante. São revisoras diferentes. São revisões diferentes e independentes. Cada revisora recebe pelo seu trabalho. A revisão é feita revisão sobre revisão, por isto o livro vai ficando cada vez melhor, cada vez mais limpo depois de passar por várias revisões.

6 - Quando se encontra um e outro erro depois de o livro ou texto ter passado por uma etapa de revisão de texto, não significa que a revisora ou revisor não é bom ou não é competente. Significa que, apesar da atenção da revisora/revisor, apesar de sua dedicação, apesar de seu empenho de fazer o melhor, o livro/texto possuía um número muito grande de problemas/erros e que, além de ortografia e gramática, havia outros detalhes que exigiram atenção. Significa que primeiro elimina-se, sempre, os erros mais grosseiros, os erros que saltam aos olhos. Então, conforme se retira os erros mais grosseiros, vão restando erros menores que serão encontrados numa outra etapa de revisão, ou por outro revisor de texto.

Que tal pensar sobre livros famosos como O senhor dos anéis de J. R. R. Tolkien, por exemplo, que teve a primeira publicação em 1954? Parem para imaginar quantas etapas de revisão de texto foram necessárias para que o livro apresentasse a qualidade que apresenta hoje.
Caso duvidem disto, abram os livros que têm em suas prateleiras e estantes, confiram os erros e pensem que mesmo em livros de grandes editoras, vocês encontrarão erros (apesar das várias revisões a que foram submetidos). Eu tenho muitos livros em casa e encontro erros naqueles que vêm de editoras de todos os tamanhos (pequenas, médias, grandes).

7 - Daí se deduz que contratar o serviço de revisão com pessoas sérias – que amam o que fazem, que trabalham apenas nesta área de serviços editorias e, principalmente, que não fazem revisão de texto como "BICO DE FIM DE SEMANA", "BICO DEPOIS DA APOSENTADORIA" – é a melhor opção dos autores e autoras de livros, artigos, porque as revisoras sérias e que amam o que fazem vão excluir o máximo possível de erros numa única etapa de revisão, vão dar o melhor e o máximo de si mesmas, fazendo o melhor que puderem.

8 - E lembrem-se que as (os) profissionais sérias (os) têm interesse em alcançar novos clientes sempre, têm interesse em manter fiéis e satisfeitos os clientes que já têm. Daí fazem o melhor sempre.

O QUE IMPLICA A CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE UMA ETAPA DE REVISÃO DE TEXTO?

No nosso escritório, a contratação do serviço de UMA ETAPA DE REVISÃO DE TEXTO  implica/compreende em:

1 (uma) leitura do livro para conhecimento da história e conteúdo (onde já eliminamos os erros mais grosseiros).
1 (uma) leitura na qual aplicamos as correções e intervenções.

Realizada a leitura para conhecimento da história/conteúdo e realizada a leitura para aplicação das correções e intervenções, encerra-se o trabalho contratado de uma etapa de revisão de texto.







08:35 / by / 0 Comments

Post Top Ad