Post Top Ad

domingo, 10 de março de 2019

Sobre a importância da Revisão de texto - por Cirlene Ferreira




Oi! A revisora aqui abriu um espaço para falar sobre a importância da revisão de texto.

A revisão de texto é indispensável na produção de um texto (seja acadêmico, seja informativo, seja literário). 
Revisão! A própria palavra diz tudo. Rever. Nova leitura (de acordo com o dicionário Priberam). Este ato de rever, de fazer nova leitura, automaticamente, é uma ferramenta que torna possível analisar os próprios erros na produção do texto. É neste momento de rever e de fazer nova leitura que nós (criaturas críticas que somos) vamos visualizar o que pode ser melhorado no que foi escrito. Este "o que pode ser melhorado" pode implicar em acrescentar ou excluir algo. É quase que impossível obtermos um texto de ótima qualidade logo após o último ponto final. O único caminho para se obter um texto perfeito é o da revisão de texto! 

Mas como proceder a revisão de texto se tenho prazo para concluir o texto?

Existem revisoras de texto profissionais, ou seja, que recebem determinado valor para realizar a revisão no seu texto. Elas farão a revisão de texto, enquanto você cuida de suas atividades de rotina. E você não perderá o prazo.

A atuação de revisoras de texto profissionais é bem mais objetiva que a do próprio (a) autor ou autora do texto. O autor ou autora, normalmente, está muito envolvido (a) com a redação do texto, com o tema, com o trabalho que envolve o tema, com o estudo do tema, com a pesquisa sobre o tema (para todo tipo de texto). Este envolvimento é um dos fatores que dificultam  a redação de um texto coerente, limpo, sem excessos. Tudo o que está na mente do autor (a) nem sempre é “transportado” para o papel com a mesma lógica, com a mesma coerência. Parece óbvio que pensar sobre algo é bem diferente de escrever sobre algo. Outro fator que dificulta a redação de um texto de qualidade é o “não domínio” de algumas normas e regras importantes da gramática da língua portuguesa. 

É claro que uma pessoa que se dedica profissionalmente e exclusivamente ao trabalho de correção e aperfeiçoamento de texto, uma pessoa que passa horas e horas do dia aplicando correções gramaticais e ortográficas, por vários anos, tem mais facilidade de enxergar problemas num texto e capacidade de aperfeiçoar o material que lhe foi entregue sem alterar o sentido e objetivo do que lhe foi entregue.
Sua revisora de texto é sua melhor amiga porque ela irá indicar sempre o que for melhor para seu texto. Sua função é objetivamente ajudar você a melhorar o que você produziu. Jamais sua revisora irá “jogar contra você”. 
Este é o momento de abrir um parêntese. Sua revisora pode ser maravilhosa, mas ela não é uma máquina! Acontece de, apesar de toda dedicação, seriedade, competência, a revisora ou revisor não encontrar determinado erro, ou problema. Isto é o que todo profissional mais detesta na vida e no mundo. Apesar de todo seu empenho, dedicação, passa um e outro erro, uma coisa aqui ou ali.
Daí resta entender o que é óbvio. Revisora ou revisor não é uma máquina. Sempre vai passar um erro ou outro. E a única forma de obter um texto 100% sem erros é submetê-lo a várias revisões. Várias revisões. Uma revisão sobre a outra. Polindo o texto a cada revisão. Revisão sobre revisão.
Acontece, porém, que a revisora ou revisor profissional não irá revisar seu texto eternamente. A revisora (a) não ficará revisando seu texto várias e várias vezes. Porque se assim fosse, a profissional passaria semanas e semanas, meses com o mesmo texto, porque sempre haverá o que alterar, melhorar, mudar. E ninguém trabalha indefinidamente, principalmente considerando que a revisora jamais aplica ou cobra o preço oficial do serviço. Normalmente a revisora profissional nem se aproxima do preço oficial do serviço de revisão de texto. Preço, que para o estado de São Paulo, tem como base os preços do Sindicato dos jornalistas do estado de São Paulo e que para 2022 estava em 26,00 por lauda de 1400 caracteres com espaço; para material para revista, é preciso multiplicar este valor por 3. 

A revisão é um trabalho indispensável, sem o qual nenhum livro pode ser publicado. Apesar de sua importância, nós, revisoras profissionais, nunca recebemos este valor – e nem cobramos este valor. 
Aqui vale ponderar sobre o mercado de trabalho e sobre muitas pessoas que fazem revisão de texto como “BICO”, ou algo para preencher o vazio de rotinas e finais de semana chatos, e acabam por desvalorizar a profissão, cobrando preços insignificantes e que rebaixam a atividade, criando a ideia e a imagem de que é uma atividade “que qualquer um faz”. Vamos abrir outro parêntese, esta coisa de pensar que "qualquer um faz" é um total absurdo. Para ser uma revisora ou revisor competente, além de gramática, a pessoa precisa saber e saber muito bem interpretar texto. É isto mesmo! É necessário dominar a interpretação de texto. Mas claro que não para aí. É necessário dominar outras competências, é necessário gostar de ler textos que não sejam material de trabalho. Quem gosta ler, corrige dando um brilho que nem toda pessoa é capaz de dar ao que está em suas mãos.

Enfim, estas pessoas que fazem da revisão um BICO não trabalham 10, 12, 14 horas por dia, todos os dias da semana (e muitos finais de semana), sentadas, com os olhos fixos na tela do computador. Elas não têm dores nas costas, no bumbum, nos olhos, não precisam usar óculos de tanto ler de dia e de noite, elas não sentem os dedos das mãos meio que rígidos, doloridos devido ao movimento repetitivo de teclar. 
Já que elas não sentem nada disto, então tudo bem cobrar 1,00, 2,00 ou 3,00 por página revisada. Elas não têm que pagar as contas de todo mês com o trabalho de revisão e edição de texto. Então, tudo bem, né?

Bem, apenas para encerrar a explicação sobre preço do serviço, as revisoras e revisores profissionais estabelecem o número de vezes que o material será lido para ser corrigido. Assim, o serviço de revisão de texto precisa ser dividido em etapas, uma etapa de revisão de texto implica ou significa a realização de 2 leituras do texto, aplicando as correções.
Acreditem! Nenhuma revisora ou revisor gosta e se sente bem entregando um material ainda com erros. Os profissionais sérios retiram o máximo possível de erros e problemas de qualquer texto. O máximo possível. Tenho certeza que muitos como eu acabam sempre fazendo uma leitura extra, além do que foi estabelecido, com o objetivo de ela própria (a revisora) se sentir satisfeita, feliz, certa de que fez o melhor que pôde. Todo profissional decente gosta de deitar a cabeça no travesseiro e dormir de consciência tranquila. 

Daí fica a dica, prefira pessoas sérias e comprometidas com o seu trabalho para cuidar do seu texto.

Texto de Cirlene Ferreira

Para ter acesso ao portfólio do meu escritório, basta enviar um e-mail para cirlenenovageracao@gmail.com, com o pedido/solicitação, enviando seus dados: nome, endereço, telefone, profissão e CPF.
Abraços virtuais











10:42 / by / 0 Comments

Post Top Ad